Hemoal está com cerca de um terço do estoque mínimo de sangue
Segundo o Hemoal, atualmente, há 110 bolsas no local, quando o número mínimo deveria ser de 300 unidades.
O hemocentro realizara um apelo para os doadores, e explica que os tipos sanguíneos B negativo e AB negativo não têm nenhuma bolsa armazenada. A situação também é considerada crítica com B, AB e O positivo, que têm respectivamente seis, três, e 47 bolsas.
O Hemoal informa ainda que o sangue A positivo tem 40 bolsas no estoque, e o O negativo, que é doador universal, tem sete, números consideráveis razoáveis pela unidade.
“Voltamos a registrar redução drástica do número de doações de sangue e temos que estabilizar o estoque, porque estamos às vésperas de um fim de semana e próximos do feriado da Páscoa. Por isso apelamos para que os doadores voluntários possam comparecer ao Hemoal e, àqueles que nunca doaram sangue, decidam praticar este gesto solidário, que pode salvar até quatro vidas”, pediu a gerente do Hemoal, Verônica Guedes.
Para reverter o quadro, uma unidade móvel do hemocentro realiza uma coleta externa no Colégio Santíssimo Senhor, no conjunto José Tenório, localizado no bairro da Serraria. As coletas, que tiveram início pela manhã, seguem até às 16h.
Doações
Para doar sangue, os voluntários devem ter entre 16 e 69 anos, e no mínimo 50 quilos. Para os candidatos menores de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado do responsável e com o documento de identificação original dele.
Para doar sangue, os voluntários devem ter entre 16 e 69 anos, e no mínimo 50 quilos. Para os candidatos menores de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado do responsável e com o documento de identificação original dele.
As pessoas que já tiveram doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos de idade, não podem doar sangue.
Para realizar as doações, os voluntários podem ir à sede do Hemoal, localizada na Rua Dr. Jorge de Lima, no Trapiche da Barra, em Maceió. O órgão funciona das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e entre 8h e 12h aos sábados.
Na capital, as doações também podem ser realizadas no Hemoal Farol, situado ho Hospital do Açúcar. O local funciona entre 8h e 11, de segunda a sexta-feira.
No interior do estado, o Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), no Agreste do Estado, recebe doações de segunda a sexta-feira, entre 8h e 12, e 14h e 18h. O Hemoar fica localizado na Rua Dr. Geraldo Barbosa, no centro da cidade.
O aconselhável pelo Hemoal para repetir a doação é no intervalo de dois meses, para os homens, e de três meses para as mulheres. As gestantes e lactantes podem realizar a doação.
#DOESANGUE
#SALVEVIDAS
Equipe Saúde
Artigo interessante, vale ressaltar que os doadores além de ter o acompalhanto de sua saúde de graça, não pagam inscrições em concursos e alguns outros benefícios... além é claro de salvar vidas.
ResponderExcluirArtigo interessante, vale ressaltar que os doadores além de ter o acompalhanto de sua saúde de graça, não pagam inscrições em concursos e alguns outros benefícios... além é claro de salvar vidas.
ResponderExcluir