sábado, 30 de abril de 2016

Curiosidades

COISAS PROIBIDAS NO BRASIL QUE VOCÊ NÃO SABIA


Se você mora no Brasil, provavelmente você já desrespeitou mais leis do que possa imaginar. Inclusive você poderia ser uma pessoa que já poderia ter sido presa. Sabemos que você é uma pessoa que gosta de andar na linha, mas as vezes, a culpa de estarmos infligindo a lei, não é nossa, simplesmente podemos não saber o que é certo ou o que é errado. Saiba agora as coisas que são PROIBIDAS no Brasil:

- Molhar pedestres;
- Andar de bicicleta na calçada;
- Fumar Narguilé em público;
- Cigarros eletrônicos;
- Bronzeamento artificial;
- Bengala no avião;
- Compartilhar pornografia com menores;
- Vender melancias (não está mais em vigor);

Veja agora o vídeo para entender melhor sobre essas leis:





Larissa S.

domingo, 24 de abril de 2016

UM MOSQUITO NÃO É MAIS FORTE QUE UM PAÍS INTEIRO!



Um em luta contra um mosquito, que a cada dia consegue vencer uma batalha por vez.


Incentive seus filhos, sobrinhos, netos e todas as crianças de seu bairro a luta contra esse mosquito. 

#ZIKAZERO

O que é Zika Vírus?

Zika Vírus é uma infecção causada pelo vírus ZIKA, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue e da febre chikungunya. O vírus Zika teve sua primeira aparição registrada em 1947, quando foi encontrado em macacos da Floresta Zika, em Uganda. Entretanto, somente em 1954 os primeiros seres humanos foram contaminados, na Nigéria. O vírus Zika atingiu a Oceania em 2007 e a França no ano de 2013. O Brasil notificou os primeiros casos de Zika vírus em 2015, no Rio Grande do Norte e na Bahia.

Causas

O contágio do vírus ZIKV se dá pelo mosquito que, após picar alguém contaminado, pode transportar o ZIKV durante toda a sua vida, transmitindo a doença para uma população que não possui anticorpos contra ele.
O ciclo de transmissão ocorre do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas. O Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito adulto vive em média 45 dias. Uma vez que o indivíduo é picado, demora no geral de 3 a 12 dias para o Zika vírus causar sintomas.
Thinkstock
A transmissão do ZIKA raramente ocorre em temperaturas abaixo de 16° C, sendo que a mais propícia gira em torno de 30° a 32° C - por isso ele se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. A fêmea coloca os ovos em condições adequadas (lugar quente e úmido) e em 48 horas o embrião se desenvolve. É importante lembrar que os ovos que carregam o embrião do mosquito transmissor da Zika Vírus podem suportar até um ano a seca e serem transportados por longas distâncias, grudados nas bordas dos recipientes e esperando um ambiente úmido para se desenvolverem. Essa é uma das razões para a difícil erradicação do mosquito. Para passar da fase do ovo até a fase adulta, o inseto demora dez dias, em média. Os mosquitos acasalam no primeiro ou no segundo dia após se tornarem adultos. Depois, as fêmeas passam a se alimentar de sangue, que possui as proteínas necessárias para o desenvolvimento dos ovos.

Sintomas de Zika Vírus

Os sinais de infecção pelo Zika vírus são parecidos com os sintomas da dengue, e começam de 3 a 12 dias após a picada do mosquito. Os sintomas de Zika Vírus são:
  • Febre baixa (entre 37,8 e 38,5 graus)
  • Dor nas articulações (artralgia), mais frequentemente nas articulações das mãos e pés, com possível inchaço
  • Dor muscular (mialgia)
  • Dor de cabeça e atrás dos olhos
  • Erupções cutâneas (exantemas), acompanhadas de coceira. Podem afetar o rosto, o tronco e alcançar membros periféricos, como mãos e pés
  • Conjuntivite: um quadro de vermelhidão e inchaço nos olhos, mas em que não ocorre secreção.
Sintomas mais raros de infecção pelo Zika vírus incluem:

Diagnóstico de Zika Vírus

Se você suspeita de Zika vírus, vá direto ao hospital ou clínica de saúde mais próxima. O diagnóstico deverá ser feito por meio de análise clínica e exame sorológico (de sangue).
A partir de uma amostra de sangue, os especialistas buscam a presença de anticorpos específicos para combater o Zika vírus no sangue. Isso indicará que a doença está circulando pelo seu corpo e que o organismo está tentando combatê-lo. A técnica RT-PCR, de biologia molecular, também pode ser usada para identificar o vírus em estágios precoces de contaminação.
Para diferenciar o vírus Zika da febre chikungunya e da dengue, outros exames podem ser feitos:
  • Testes de coagulação
  • Eletrólitos
  • Hematócrito
  • Enzimas do fígado
  • Contagem de plaquetas
  • Raio X do tórax para demonstrar efusões pleurais.

Tratamento de Zika Vírus

O tratamento para o Zika vírus é sintomático. Isso que dizer quer não há tratamento específico para a doença, só para alívio dos sintomas. Para limitar a transmissão do vírus, os pacientes devem ser mantidos sob mosquiteiros durante o estado febril, evitando que algum Aedes aegypti o pique, ficando também infectado.
Pacientes afetados com Zika Vírus podem usar medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos. Entretanto, assim como na dengue e febre chikungunya, os medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (aspirina) ou que contenham a substância associada devem ser evitados. Eles têm efeito anticoagulante e podem causar sangramentos. Outros anti-inflamatórios não hormonais (diclofenaco, ibuprofeno e piroxicam) também devem ser evitados. O uso destas medicações pode aumentar o risco de sangramentos.
O paracetamol e a dipirona são os medicamentos de escolha para o alívio dos sintomas de dor e febre devido ao seu perfil de segurança, sendo recomendado tanto pelo Ministério da Saúde, como pela Organização Mundial da Saúde. É importante ainda tomar muito líquido para evitar a desidratação.
Os sintomas se recuperam espontaneamente após 4-7 dias. Se você sentir incômodo por mais tempo, volte ao médico para investigar outras doença.

Complicações possíveis

Ainda não se sabe muito sobre as complicações que o Zika vírus pode causar. Recentemente ele foi relacionado pelo Ministério da Saúde à casos de microcefalia - uma condição neurológica rara identificada em geral na fase da gestação - e àSíndrome de Guillan-Barré, que é uma doença autoimune em que o sistema imunológico ataca o sistema nervoso por engano, que o causa uma inflamação nos nervos e fraqueza muscular.
De acordo com o Ministério da Saúde, as investigações sobre microcefalia e o Zika vírus devem continuar para esclarecer questões como a transmissão desse agente, a sua atuação no organismo humano, a infecção do feto e período de maior vulnerabilidade para a gestante. Em análise inicial, o risco está associado aos primeiros três meses de gravidez.
Além disso, a infecção pelo Zika vírus está sendo relacionada ao desenvolvimento da Síndrome de Guillain-Barré, uma doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca parte do próprio sistema nervoso por engano. Isso leva à inflamação dos nervos, que provoca fraqueza muscular. Mas não se sabe ao certo como essa relação acontece.

Prevenção

O mosquito Aedes aegypti é o transmissor do vírus e suas larvas nascem e se criam em água parada. Por isso, evitar esses focos da reprodução desse vetor é a melhor forma de se prevenir contra o Zika vírus. Veja como:

Evite o acúmulo de água

O mosquito coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. Por isso é importante jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a drenagem do terreno. Também é necessário lavar a vasilha de água do bicho de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d'água e cisternas.

Coloque areia nos vasos de plantas

O uso de pratos nos vasos de plantas pode gerar acúmulo de água. Há três alternativas: eliminar esse prato, lavá-lo regularmente ou colocar areia. A areia conserva a umidade e ao mesmo tempo evita que e o prato se torne um criadouro de mosquitos.
Ralos pequenos de cozinhas e banheiros raramente tornam-se foco de Zika Vírus devido ao constante uso de produtos químicos, como xampu, sabão e água sanitária. Entretanto, alguns ralos são rasos e conservam água estagnada em seu interior. Nesse caso, o ideal é que ele seja fechado com uma tela ou que seja higienizado com desinfetante regularmente.

Limpe as calhas

Grandes reservatórios, como caixas d'água, são os criadouros mais produtivos de febre Zika, mas as larvas do mosquito podem ser encontradas em pequenas quantidades de água também. Para evitar até essas pequenas poças, calhas e canos devem ser checados todos os meses, pois um leve entupimento pode criar reservatórios ideais para o desenvolvimento do Aedes aegypti.

Coloque tela nas janelas

Embora não seja tão eficaz, uma vez que as pessoas não ficam o dia inteiro em casa, colocar telas em portas e janelas pode ajudar a proteger sua família contra o mosquitoAedes aegypti. O problema é quando o criadouro está localizado dentro da residência. Nesse caso, a estratégia não será bem sucedida. Por isso, não se esqueça de que a eliminação dos focos da doença é a maneira mais eficaz de proteção.

Lagos caseiros e aquários

Assim como as piscinas, a possibilidade de laguinhos caseiros e aquários se tornarem foco do Zika vírus deixou muitas pessoas preocupadas. Porém, peixes são grandes predadores de formas aquáticas de mosquitos. O cuidado maior deve ser dado, portanto, às piscinas que não são limpas com frequência.

Seja consciente com seu lixo

Não despeje lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos. Assim você garante que eles ficarão desobstruídos, evitando acúmulo e até mesmo enchentes. Em casa, deixe as latas de lixo sempre bem tampadas.

Uso de repelentes

O uso de repelentes, principalmente em viagens ou em locais com muitos mosquitos, é um método paliativo para se proteger contra o Zika vírus. Recomenda-se, porém, o uso de produtos industrializados. Repelentes caseiros, como andiroba, cravo-da-índia, citronela e óleo de soja não possuem grau de repelência forte o suficiente para manter o mosquito longe por muito tempo. Além disso, a duração e a eficácia do produto são temporárias, sendo necessária diversas reaplicações ao longo do dia, o que muitas pessoas não costumam fazer.

Suplementação vitamínica do complexo B

Tomar suplementos de vitaminas do complexo B pode mudar o odor que nosso organismo exala, confundindo o mosquito e funcionando como uma espécie de repelente. Outros alimentos de cheiro forte, como o alho, também podem ter esse efeito. No entanto, a suplementação deveria começar a ser feita antes da alta temporada de infecção do mosquito, e nem isso garante 100% de proteção contra o Zika vírus. A estratégia deve se somar ao combate de focos da larva do mosquito, ao uso do repelente e à colocação de telas em portas e janelas, por exemplo.
                                                                                                                     Caio B.

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Curiosidades

10 perguntas que um homem nunca deve fazer a uma mulher (a não ser que queira morrer)

É bastante típico ver homens fazendo as mais absurdas e idiotas perguntas a uma mulher. Mesmo que eles acreditem que não. A verdade é que a forma de pensar, de agir e a visão de mundo são tão diferentes que essas perguntas “inocentes” acabam virando motivo de guerras nucleares.
Não interessa se a mulher é namorada, amiga, parente ou alguém que acabou de conhecer. A falta de tato e sensibilidade por algum dos lados, e normalmente esse lado é o masculino, consegue destruir os mais duradouros relacionamentos.
Por mais que um homem tente entender uma mulher, ele nunca vai conseguir se não estiver realmente interessado. Sendo assim, nossa redação selecionou uma lista com 10 perguntas que um homem NUNCA dever fazer a uma mulher, na tentativa de ajudar essas pobres almas a evitarem tantos desastres.


1. Sua irmã é gostosa?

 Essa é uma das perguntas mais irritantes do mundo, parece que a partir do momento que descobrem que a moça tem uma irmã, começam a sofrer de alguma doença, tipo uma síndrome da irmã. Existe a necessidade inexplicável de saber se ela é mais ou menos gostosa que a própria garota com quem está. Isso sem nem ao menos perguntar qual a idade da irmã, afinal ela pode muito bem ter uns 10 anos.

 

2. Você pode me fazer um sanduíche ?

 Convenhamos, completamente desnecessário. Amigo, desde que você não tenha nenhum problema físico ou mental, pedir para sua (nova) namorada fazer um sanduíche para você é quase um desrespeito. Por que você mesmo não vai lá e faz? Bem, nem todas pensam assim, algumas podem até rir e fazer piada e isso será ótimo, porque você, então, terá encontrado uma companheira bem humorada. Mas, o mais provável, é que você pise na bola com essa pergunta.

 

3. Você está de TPM?

 E se estiver, o que é que tem? Não é porque ela está agindo como uma vaca que estará nesse ou naquele período. Ela pode simplesmente ser daquele jeito, em determinados momentos. Uma mulher irritada, definitivamente não quer dizer que esteja recebendo sua visita mensal. Agora, quando um homem faz essa pergunta, ele tem apenas 25% de chances de estar certo. Podemos concordar que o melhor é guardar essa pergunta para si, não?!

 

4. Você pode me emprestar dinheiro?

 Século 21, pois bem, enfim as funções foram igualmente atribuídas entre homens e mulheres, pelo menos para muita gente, e estão bem melhor distribuídas. Mais frequentemente do que parece, ela pode se dar uma joia, chamar o cara para sair e até mesmo se oferecer para dividir, ou até pagar por completo, a conta, em algum momento. O que não é uma regra.  Quando se pede dinheiro porque realmente precisa é uma coisa, outra coisa é quando pede para poder comprar um carro, ou jogos de vídeo game, cervejas… Se essas perguntas começarem a ser regulares, a mulher se sentirá usurpada e essa história não terá um final feliz.

 

5. Com quantos caras você já dormiu?

 Hein?! E que diferença vai fazer na sua vida, meu caro rapaz, saber com quantos caras a menina já transou? Além de ser extremamente desrespeitoso, ainda faz com que ela se sinta desconfortável, envergonhada e o pior, faz com que pense que você acredita que ela não é virgem (e para todos os efeitos, as mulheres são eternamente virgens). Essa pergunta requer muito cuidado, atenção e termos certos, na hora certa. Porque até mesmo com uma pessoa com a qual se tem bastante intimidade pode ser um passo em falso.

 

6. Quanto você engordou?

 Salve-se quem puder! Em momento algum da história da humanidade, foi dito que se deve perguntar a uma mulher o quanto ela engordou. Elas são muito, absurdamente sensíveis quanto ao peso. É o tipo de questão que gera certas mutações, como lasers saindo dos olhos dela indo certeiramente na direção do homem. Ao invés disso, tente falar algo como “você não deve pesar mais que 60kg” (claro que depende da altura e tipo de corpo, também), “eu poderia te carregar com um braço” e prepare-se para levar uma “surra” de beijos e carinho.

 

7. Por que você é amiga delas?

 Olhos acabaram de revirar. Os homens precisam entender que o círculo de amizades de uma mulher é como uma obra de arte. Quando fazem a pergunta “Por que você é amiga delas?” ou “Por que você ainda gosta delas?”, e coisas do gênero, está basicamente perguntando “Por que você ainda está comigo?”.  Se você não confia sua namorada sair com as amigas, é melhor pensar duas vezes, será que você não confia nela pelas suas próprias ações? Enquanto as amigas dela não te maltratarem ou te usarem, aguente firme, você pode acabar gostando delas um dia, mas o mais importante é focar na pessoa com quem você está.

 

8. Você pode se acalmar?

Alguma vez você já ouviu a expressão “não cutucar leão com vara curta”? É, se você para qualquer mulher se acalmar, em qualquer ponto da vida, parabéns, você não tem medo da morte. Pedir para uma mulher se acalmar depois de ter demonstrado claramente que está sofrendo um acesso de raiva, é como pedir para o Hulk se acalmar no instante em que ele sofreu uma monstruosa transformação. A realidade é que pedir isso para a namorada, quer dizer que o homem não acredita que ela tenha motivos suficientes para se sentir zangada.

 

9. É isso que você vai vestir?

 Claro que conhecer uma garota que se veste bem, tem bom senso, e um ótimo gosto para a moda é como uma dádiva. E quando o cara começa a namorar com uma assim, ele se sente o mais poderoso de todos. O problema é quando o tempo passa, e ele começa a perceber os olhares dos outros homens, ficando difícil ignorar. O importante é lembrar que ela esta com você! Preste bem atenção, ela escolheu namorar você e não os outros caras. Por outro lado, antes de fazer essa pergunta é bom pensar que uma garota leva em torno de umas dez trocas de roupa até chegar naquela “ideal”. Em ambas situações é bastante aconselhável pensar e, se necessário, se manter calado. E lembrar que você namora ela e não as roupas.

 

10. Você vai comer isso?!

 Sim, ela vai! Qual o problema? É extremamente irritante quando alguém pergunta a uma mulher se ela vai comer determinada coisa, e quando ela diz que sim ainda perguntam o por quê, cara, porque sim, porque ela quer, porque ela tá afim. Beleza?! Só porque uma menina é pequena não quer dizer que ela não pode comer o seu peso em pizza. Honestamente, quando um casal começa a se conhecer, ela vai tentar esconder esse lado devorador de quatro bolos, duas tortas e dez cachorros-quentes. Na verdade, elas estão sempre morrendo de fome, homens, tentem evitar isso, ajudando-as (secretamente) a esgueirar-se pelo seu prato de comida, por exemplo.

 

Michael Marcelo

Fonte: http://www.fatosdesconhecidos.com.br/10-perguntas-que-um-homem-nunca-deve-fazer-uma-mulher-nao-ser-que-queira-morrer/

CINEMA E ENTRETENIMENTO

                      ENTRETENIMENTO/CINEMA

 AS PRINCIPAIS ESCOLHAS DO CINEMA PARA VOCÊ QUE ESTÁ CURTINDO O FERIADO EM CASA E DESEJA VER AS NOVIDADES DA TELINHA!

Deus Não Está Morto 2

Grace Wesley (Melissa Joan Hart) é uma professora católica que, ao responder uma pergunta feita por uma de suas alunas, Brooke (Hayley Orrantia), acaba falando sobre Jesus Cristo em plena sala de aula. Tal situação logo lhe traz problemas de ordem legal, devido à devoção do advogado Pete Kane (Ray Wise) em impedi-la de falar sobre o assunto em um ambiente estudantil.
Elenco: Melissa Joan Hart, Ray Wise, David A.R. White
Direção: Harold Cronk
Gênero: Drama
Horários:
Parque Shopping Maceió
15h35 – Dublado


Batman Vs Superman - A Origem da Justiça

Após os eventos de O Homem de Aço, Superman (Henry Cavill) divide a opinião da população mundial. Enquanto muitos contam com ele como herói e principal salvador, vários outros não concordam com sua permanência no planeta. Bruce Wayne (Ben Affleck) está do lado dos inimigos de Clark Kent e decide usar sua força de Batman para enfrentá-lo. Enquanto os dois brigam, porém, uma nova ameaça ganha força.
Elenco: Ben Affleck, Henry Cavill, Jesse Eisenberg
Direção: Zack Snyder
Gênero: Aventura
Horários:
Parque Shopping Maceió
15h15 18h20 21h25 (exceto quarta) – 3D – Dublado
14h40 17h45 20h50 (somente quarta) – 3D – Dublado
Shopping Pátio Maceió
15h 18h 21h – Dublado
Maceió Shopping
15h 18h – 3D – Dublado
21h – 3D – Legendado
Shopping Farol
20h40 – DubladO

Mogli - O Menino Lobo

A trama gira em torno do jovem Mogli (Neel Sethi), garoto de origem indiana que foi criado por lobos em pela selva, contando apenas com a companhia de um urso e uma pantera negra. Baseado na série literária de Rudyard Kipling.
Elenco: Dan Stulbach, Marcos Palmeira, Thiago Lacerda
Direção: Jon Favreau
Gênero: Aventura
Classificação: 10 anos
Horários:
Parque Shopping Maceió
14h 16h20 18h40 21h10 – Dublado
13h30 18h15 22h (exceto quarta) – 3D – Dublado
18h 20h20 (somente quarta) – 3D – Dublado
Shopping Pátio Maceió
14h40 19h15 – 3D – Dublado
16h15 20h40 – Dublado
Maceió Shopping
16h15 18h30 20h45 – Legendado
14h (exceto terça e quarta) – Legendado
Shopping Farol
14h25 16h30 18h35 – Dublado

O Caçador e a Rainha do Gelo

A Rainha Ravenna (Charlize Theron) governava com justiça até o dia em que sua bondosa irmã Freya (Emily Blunt) deu à luz uma menina destinada a retirá-la de seu posto de mais bela do reino. Irada, ela assassinou a criança, mergulhando sua irmã em uma profunda depressão. Anos mais tarde, ao saber da morte de Ravenna, Freya decide ir em busca de seu espelho mágico. Só que Ravenna ressuscita e caberá à Rainha do Gelo e aos rebeldes Erik (Chris Hemsworth) e Sara (Jessica Chastain) lutarem, mais uma vez, contra os poderes malignos da vilã.
Elenco: Chris Hemsworth, Charlize Theron, Jessica Chastain
Direção: Cedric Nicolas-Troyan
Gênero: Aventura
Classificação: 12 anos
Horários:
Parque Shopping Maceió
Cinépic – 14h10 19h10 – 3D – Dublado
Cinépic – 16h40 21h40 – 3D – Legendado
18h30 21h – Legendado
Shopping Pátio Maceió
16h50 21h30 – 3D – Dublado
14h 18h20 – Dublado
Maceió Shopping
16h15 18h40 – 3D – Dublado
13h50 (exceto terça e quarta) – 3D – Dublado
21h05 – 3D – Legendado
21h35 – Dublado
Shopping Farol
14h30 – Dublado
16h45 19h – 3D – Dublado
21h20 – 3D – Legendado

Em Nome da Lei

Vitor (Mateus Solano) é um jovem juiz federal recém-chegado na cidade de Fronteira, disposto a desmontar um esquema de contrabando e tráfico de drogas na região. Para prender Gomez (Chico Diaz), ele vai contar com a ajuda da procuradora Alice (Paolla Oliveira), por quem se apaixona, e da equipe do policial federal Elton (Eduardo Galvão).
Elenco: Mateus Solano, Chico Diaz, Paolla Oliveira
Direção: Sergio Rezende
Gênero: Drama
Classificação: 14 anos
Horários:
Parque Shopping Maceió
13h50 16h30 19h 21h30
Shopping Pátio Maceió
16h30 19h 21h40
Maceió Shopping
16h30 19h 21h20
14h05 (exceto terça e quarta)

O Escaravelho do Diabo

A pequena cidade de Vale das Flores é marcada por um crime surpreendente: o jovem Hugo Maltese (Cirillo Luna) é encontrado morto com uma antiga espada encravada no peito. O detalhe é que, antes de morrer, ele recebeu uma estranha caixa com um escaravelho dentro. Logo outra vítima é morta, após receber uma caixa semelhante. O delegado Pimentel (Marcos Caruso) e o garoto Alberto Maltese (Thiago Rossetti) começam a buscar este assassino em série, que escolhe seu alvo com uma característica em particular: são todas pessoas ruivas legítimas.
Elenco: Thiago Rosseti, Bruna Cavalieri, Marcos Caruso
Direção: Carlo Milani
Gênero: Suspense
Classificação: 12 anos
Horários:
Shopping Pátio Maceió
22h – Dublado

ENTRETENIMENTO 23/04

                              

                              ENTRETENIMENTO

   AGENDA CULTURAL EM MACEIÓ DIA 23 ABRIL

              
                              SHOW DO GRUPO ROUPA NOVA 

 Comemorando seus 35 anos de carreira o grupo roupa nova se apresenta hoje aqui em maceió.

 Ponto de vendas: -Viva alagoas
 Horário: 22 horas
  Endereço: Rua Barão de Jaraguá, 26, Maceió/AL


                  SHOW DA CANTORA RENATA PEIXOTO

A Cantora e compositora renata peixoto fará sua primeira apresentação no Vila chamusca localizado no bairro da Jatiúca, palco de grandes nomes da música alagoana o tema do show será : "Bossa N'blues".

Couvert: R$: 15,00 (por pessoa)
Reservas:  (82) 3327-1394 ou (82) 99993-1050
Horário: 21:00 horas
Endereço: Rua Paulina Maria de Mendonça, 759.


Hor7:00
Enderseço: Rodov Al 101 Norte, 10201 - Pescaria Maceió - AL 57039-600 Brasil

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Campeonato alagoano

                                                           Murici 2 x 2 CSA

Nesta noite de quarta-feira (20), No estádio José Gomes Da Costa em Murici, entrou em campo os dois times  para disputar o primeiro dos dois jogos da semifinal do campeonato alagoano. O jogo foi transmitido ao vivo pela tv gazeta de Alagoas.

Resumo do jogo:

Em um jogo bastante polêmico por conta da arbitragem o jogo acabou empatado em Murici, o arbitro da partida Francisco Carlos(chicão)  marcou pênalti em um lance difícil que não pareceu ser falta que ajudou bastante o CSA que conseguiu o empate.
 Katê marcou duas vezes para os donos da casa, Didira e Leandro Souza marcam e evitam derrota azulina. 
Katê com esses dois gols assume a artilharia do campeonato com 8 gols.














O CSA  joga com a vantagem  em maceió domingo(24) no Rei pelé.  Quem vencer será finalista e vai
encarar o vencedor da outra partida da semifinal CRB x Coruripe que joga hoje a noite no Rei Pelé.

Melhores Momentos:



~Cleyton S.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

         Como surgiu a musica eletrônica 


 Antes de ser sinônimo de balada e tecnologia, a música eletrônica foi algo rústico e até erudito. Os primórdios deste estilo são conectados à Thomas Edison, renomado inventor estadunidense, que entre inúmeras criações, fez o fonógrafo, primeiro aparelho a conseguir reproduzir eletricamente sons previamente gravados - algo que ainda é o cerne da EDM atual.
Tal inveção mudou a música como um todo. A partir dali, iniciou uma fase de reprodução e disseminação das inúmeras obras artísticas envolvidas com o som. Já no final da década de 1940, com essa possibilidade de gravar e reproduzir sons cada vez mais expandida, o francês Pierre Schaeffer começou a unir diferentes instrumentos e gravações em uma só música. Os ruídos gerados pelos toca-discos de vinil, unidos a manipulação da velocidade ou do sentido da leitura feita nas gravações, deu origem as primeiras mixagens.
Naquele mesmo período, a e-music começava a tomar forma também na Alemanha. Werner Meyer-EpplerHerbert Eimert Robert Beyer se uniram para criar o primeiro estúdio totalmente dedicado ao estilo. Enquanto na França os experimentos eram feitos com objetos sonoros e instrumentos musicais, as técnicas alemãs eram aplicadas a sons gerados por osciladores elétricos. Ambas vertentes traziam um caráter experimental e ainda clássico, para um tipo de música que dali a alguns anos se tornaria tão popular quanto o rock'n'roll. 



 

                                                                                                                            Podemos dizer que a “Música” é a arte de combinar os sons e o silêncio. Se pararmos para perceber os sons que estão a nossa volta, concluiremos que a música é parte integrante da nossa vida, ela é nossa criação quando cantamos, batucamos ou ligamos um rádio ou TV. Hoje a música se faz presente em todas as mídias, pois ela é uma linguagem de comunicação universal, é utilizada como forma de “sensibilizar” o outro para uma causa de terceiro, porém esta causa vai variar de acordo com a intenção de quem a pretende, seja ela para vender um produto, ajudar o próximo, para fins religiosos, para protestar, intensificar noticiário, etc.

A música existe e sempre existiu como produção cultural, pois de acordo com estudos científicos, desde que o ser humano começou a se organizar em tribos primitivas pela África, a música era parte integrante do cotidiano dessas pessoas. Acredita-se que a música tenha surgido há 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o dispersar da raça humana pelo planeta. A música, ao ser produzida e/ou reproduzida, é influenciada diretamente pela organização sociocultural e econômica local, contando ainda com as características climáticas e o acesso tecnológico que envolvem toda a relação com a linguagem musical. A música possui a capacidade estética de traduzir os sentimentos, atitudes e valores culturais de um povo ou nação. A música é uma linguagem local e global.
Na pré-história o ser humano já produzia uma forma de música que lhe era essencial, pois sua produção cultural constituída de utensílios para serem utilizados no dia-a-dia, não lhe bastava, era na arte que o ser humano encontrava campo fértil para projetar seus desejos, medos, e outras sensações que fugiam a razão. Diferentes fontes arqueológicas, em pinturas, gravuras e esculturas, apresentam imagens de músicos, instrumentos e dançarinos em ação, no entanto não é conhecida a forma como esses instrumentos musicais eram produzidos.
Das grandes civilizações do mundo antigo, foram encontrados vestígios da existência de instrumentos musicais em diferentes formas de documentos. Os sumérios, que tiveram o auge de sua cultura na bacia mesopotâmia a milhares de anos antes de Cristo, utilizavam em sua liturgia, hinos e cantos salmodiados, influenciando as culturas babilônica, caldéia, e judaica, que mais tarde se instalaram naquela região.
A cultura egípcia, por volta de 4.000 anos a.C., alcançou um nível elevado de expressão musical, pois era um território que preservava a agricultura e este costume levava às cerimônias religiosas, onde as pessoas batiam espécies de discos e paus uns contra os outros, utilizavam harpas, percussão, diferentes formas de flautas e também cantavam. Os sacerdotes treinavam os coros para os rituais sagrados nos grandes templos. Era costume militar a utilização de trompetes e tambores nas solenidades oficiais.
Na Ásia, a 3.000 a.C., a música se desenvolvia com expressividade nas culturas chinesa e indiana. Os chineses acreditavam no poder mágico da música, como um espelho fiel da ordem universal. A “cítara” era o instrumento mais utilizado pelos músicos chineses, este era formado por um conjunto de flautas e percussão. A música chinesa utilizava uma escala pentatônica (cinco sons). Já na Índia, por volta de 800 anos a.C., a música era considerada extremamente vital. Possuíam uma música sistematizada em tons e semitons, e não utilizavam notas musicais, cujo sistema denominava-se “ragas”, que permitiam o músico utilizar uma nota e exigia que omitisse outra.
A teoria musical só começou a ser elaborada no século V a.C., na Antiguidade Clássica. São poucas as peças musicais que ainda existem deste período, e a maioria são gregas. Na Grécia a representação musical era feita com letras do alfabeto, formando “tetracordes” (quatro sons) com essas letras. Foram os filósofos gregos que criaram a teoria mais elaborada para a linguagem musical na Antiguidade. Pitágoras acreditava que a música e a matemática formavam a chave para os segredos do mundo, que o universo cantava, justificando a importância da música na dança, na tragédia e nos cultos gregos.
É de conhecimento histórico que os romanos se apropriaram da maioria das teorias e técnicas artísticas gregas e no âmbito da música não é diferente, mas nos deixaram de herança um instrumento denominado “trompete reto”, que eles chamavam de “tuba”. O uso do “hydraulis”, o primeiro órgão cujos tubos eram pressionado pela água, era freqüente.
Hoje é possível dividir a história da música em períodos específicos, principalmente quando pretendemos abordar a história da música ocidental, porém é preciso ficar claro que este processo de fragmentação da história não é tão simples, pois a passagem de um período para o outro é gradual, lento e com sobreposição. Por volta do século V, a igreja católica começava a dominar a Europa, investindo nas “Cruzadas Santas” e outras providências, que mais tarde veio denominar de “Idade das Trevas” (primeiro período da Idade Média) esse seu período de poder.
A Igreja, durante a Idade Média, ditou as regras culturais, sociais e políticas de toda a Europa, com isto interferindo na produção musical daquele momento. A música “monofônica” (que possui uma única linha melódica), sacra ou profana, é a mais antiga que conhecemos, é denominada de “Cantochão”, porém a música utilizada nas cerimônias católicas era o “canto gregoriano”. O canto gregoriano foi criado antes do nascimento de Jesus Cristo, pois ele era cantado nas sinagogas e países do Oriente Médio. Por volta do século VI a Igreja Cristã fez do canto gregoriano elemento essencial para o culto. O nome é uma homenagem ao Papa Gregório I (540-604), que fez uma coleção de peças cantadas e as publicou em dois livros: Antiphonarium e as Graduale Romanum. No século IX começa a se desenvolver o “Organum”, que são as primeiras músicas polifônicas com duas ou mais linhas melódicas. Mais tarde, no século XII, um grupo de compositores da Escola de Notre Dame reelaboraram novas partituras de Organum, tendo chegado até nós os nomes de dois compositores: Léonin e Pérotin. He also began the “Schola Cantorum” that gave great development to the Gregorian chant.
A música renascentista data do século XIV, período em que os artistas pretendiam compor uma música mais universal, buscando se distanciarem das práticas da igreja. Havia um encantamento pela sonoridade polifônica, pela possibilidade de variação melódica. A polifonia valorizava a técnica que era desenvolvida e aperfeiçoada, característica do Renascimento. Neste período, surgem as seguintes músicas vocais profanas: a “frótola”, o “Lied” alemão, o Villancico”, e o “Madrigal” italiano. O “Madrigal” é uma forma de composição que possui uma música para cada frase do texto, usando o contraponto e a imitação.
Os compositores escreviam madrigais em sua própria língua, em vez de usar o latim. O madrigal é para ser cantado por duas, três ou quatro pessoas. Um dos maiores compositores de madrigal elisabetano foi Thomas Weelkes.
Após a música renascentista, no século XVII, surgiu a “Música Barroca” e teve seu esplendor por todo o século XVIII. Era uma música de conteúdo dramático e muito elaborado. Neste período estava surgindo a ópera musical. Na França os principais compositores de ópera eram Lully, que trabalhava para Luis XIV, e Rameau. Na Itália, o compositor “Antonio Vivaldi” chega ao auge com suas obras barrocas, e na Inglaterra, “Haëndel” compõe vários gêneros de música, se dedicando ainda aos “oratórios” com brilhantismo. Na Alemanha, “Johann Sebastian Bach” torna-se o maior representante da música barroca.
A “Música Clássica” é o estilo posterior ao Barroco. O termo “clássico” deriva do latim “classicus”, que significa cidadão da mais alta classe. Este período da música é marcado pelas composições de Haydn, Mozart e Beethoven (em suas composições iniciais). Neste momento surgem diversas novidades, como a orquestra que toma forma e começa a ser valorizada. As composições para instrumentos, pela primeira vez na história da música, passam a ser mais importantes que as compostas para canto, surgindo a “música para piano”. A “Sonata”, que vem do verbo sonare (soar) é uma obra em diversos movimentos para um ou dois instrumentos. A “Sinfonia” significa soar em conjunto, uma espécie de sonata para orquestra. A sinfonia clássica é dividida em movimentos. Os músicos que aperfeiçoaram e enriqueceram a sinfonia clássica foram Haydn e Mozart. O “Concerto” é outra forma de composição surgida no período clássico, ele apresenta uma espécie de luta entre o solo instrumental e a orquestra. No período Clássico da música, os maiores compositores de Óperas foram Gluck e Mozart.
Enquanto os compositores clássicos buscavam um equilíbrio entre a estrutura formal e a expressividade, os compositores do “Romantismo” pretendem maior liberdade da estrutura da forma e de concepção musical, valorizando a intensidade e o vigor da emoção, revelando os pensamentos e sentimentos mais profundos. É neste período que a emoção humana é demonstrada de forma extrema. O Romantismo inicia pela figura de Beethoven e passa por compositores como Chopin, Schumann, Wagner, Verdi, Tchaikovsky, R. Strauss, entre outros. O romantismo rendeu frutos na música, como o “Nacionalismo” musical, estilo pelo qual os compositores buscavam expressar de diversas maneiras os sentimentos de seu povo, estudando a cultura popular de seu país e aproveitando música folclórica em suas composições. A valsa do estilo vienense de Johann Strauss é um típico exemplo da música nacionalista.
O século XX é marcado por uma série de novas tendências e técnicas musicais, no entanto torna-se imprudente rotular criações que ainda encontra-se em curso. Porém algumas tendências e técnicas importantes já se estabeleceram no decorrer do século XX. São elas: Impressionismo, Nacionalismo do século XX, Influências jazzísticas, Politonalidade, Atonalidade, Expressionismo, Pontilhismo, Serialismo, Neoclassicismo, Microtonalidade, Música concreta, Música eletrônica, Serialismo total, e Música Aleatória. Isto sem contar na especificidade de cada cultura. Há também os músicos que criaram um estilo característico e pessoal, não se inserindo em classificações ou rótulos, restando-lhes apenas o adicional “tradicionalista”. 


terça-feira, 19 de abril de 2016

Quem Ganha e Quem Perde Na Educação Com o IImpeachment

A batalha política em curso não paralisou só a economia, mas também a educação. Na última década, já não tivemos muitos avanços, exceto pelo aumento do número de estudantes universitários - aposta de risco, já que os alunos vêm de uma formação básica cheia de problemas.
Quando comparamos o desempenho dos estudantes brasileiros de hoje, após 14 anos de governo (somando a gestão de Lula e Dilma) com os indicadores da gestão anterior, não há melhoria notável. O mesmo vale para a estrutura precária das escolas, as condições de trabalho e remuneração dos professores e a ausência de políticas que poderiam fazer a diferença, como por exemplo a ampliação das vagas na educação infantil, a implantação do horário integral nas escolas ou a reforma do ensino médio.
Num período de tempo similar, a Coreia do Sul já apresentava mudanças importantes que, pouco depois, a colocariam nos primeiros lugares da educação mundial.Agora, numa área que deveria ser prioritária e urgente, o compasso é de espera. Com um ministério que mudou a liderança seis vezes em cinco anos, com enormes cortes no orçamento e a atenção da população voltada para o Congresso, nos próximos meses, seja com Dilma Rousseff ou com um governo de transição, não há previsão de ações muito significativas na área da educação.
Apesar disso, nem todos saem perdendo. O fato do noticiário do dia ter passado a fazer parte das conversas familiares, a oportunidade de ver, na prática, numa memorável e por vezes até anedótica sessão da Câmara, a consequência imediata das escolhas políticas que fazemos, e a esperança de acabar com a impunidade secular, materializada pela Operação Lava-Jato, são episódios que valeram por muitas aulas e que, certamente, vão ajudar a formar uma geração com outra educação política e outros valores.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Como funciona um impeachment

Como funciona um impeachment

    Com todos os acontecimentos na política fica difícil alguém não saber o que é um impeachment, mas dificilmente alguém vai saber todos os processos que levam do início até o final da abolição de um impeachment, já que o mesmo é divido em vários processos, desde a denúncia até o afastamento do presidente.
     Primeiro, o que é um impeachment? O impeachment é a perda de um mandado após a denúncia e comprovação do mesmo. Esse processo é feito pelo poder legislativo, que recebe e confirma a denúncia, e julga o denunciado.
     Um impeachment é dividido em várias fases:
  •          Uma denúncia é mandada (qualquer pessoa pode mandar) para a Câmara de Deputados, essa denúncia pode ser sobre vários crimes (ligado ao país), que são por exemplo: ser contra a União Federal (administração do governo federal); ser contra o livre exercício do legislativo, judiciário e dos poderes constitucionais dos Estados; ameaçar a segurança interna do país; etc;
  •          Se o presidente da Câmara de Deputados aceitar a denúncia, ele enviará a mesma para o plenário para passar por uma comissão que irá analisar o caso;
  •          Após as comissões sobre a denúncia, todos os deputados irão votar a favor ou contra o impeachment, para a denúncia ser aceita, é necessário 2/3 (dois terços) de votos a favor ao impeachment, caso contrário a denúncia é arquivada;
  •      E por último, a denúncia segue para o senado para os senadores julgarem apropriadamente, e para o impeachment ser aprovado, 2/3 dos senadores precisam ser a favor, caso aprovado, o político (um impeachment vale para qualquer cargo político) é afastado de seu cargo e fica ilegível por 8 anos. 

                        
                          
                                                                                                                                              ~Wesley L.

Como funciona a aprovação de uma lei no Brasil

    As leis sempre estão presentes nas sociedades, mas você sabe como elas surgem ou são aprovadas? O mesmo vale para vereadores, deputados e senadores, aposto que já ouviram falar sobre eles, mas sabem o que eles fazem? Vejamos a explicação.
   Primeiro, para entender melhor como uma lei é aprovado, é necessário saber o que são vereadores, deputados e senadores:
·                    Vereadores, eles são as pessoas que criam e aprovam as leis municipais, e cuidam dos interesses do município, além de fiscalizar a prefeitura. Em cada município há a Câmara de Vereadores, onde eles trabalham e aprovam as leis;
·                    Deputados, existem 2 (dois) tipos de deputados, os estudais que criam e aprovam as leis estudais, além de fiscalizar o governo estadual, e os deputados federais que criam e aprovam as leis federais, essas leis valem para todo o país, e fiscalizam o governo federal. Cada estado há uma Assembleia Legislativa formada pelos deputados estaduais, e os deputados federais foram a Câmara de Deputados, onde eles discutem a aprovação de leis nacionais e discutem os interesses da população; Obs.: quanto maior a população mais deputados federais haverão.
·                    Senadores, fazem quase as mesmas coisas que os deputados federais, só que para cada estado existe 3 senadores, independentemente da quantidade de pessoas no estado. Eles representam seus estados no Senado.

   Agora como uma lei surge e é aprovada:

    O projeto da lei pode ser sugerida por qualquer pessoa, desde o presidente da república até o povo. Após a sugestão, o projeto é enviado a uma casa legislativa (Câmara de Vereadores, Assembleia Legislativa, Câmara de Deputados e o Senado) para ser analisados pelas pessoas da casa legislativa nas comissões. Depois de ser aprovado pelas comissões, o projeto segue para ser discutido e votado no plenário (órgão que possui o poder legislativo máximo, composto em sua maioria pela Câmara de Deputados), nos casos mais comuns de aprovações de leis, a maioria dos legisladores (os deputados) precisa concordar, caso contrário, o projeto é arquivado. Quando o projeto é aprovado pelo plenário segue para o senado para uma revisão, onde é realizado mais comissões para ver se está dentro da lei, e se estiver é votado de novo. Se for aprovado vai para o poder executivo (é o poder do Estado que governa o povo e administra os interesses públicos), se for alterado segue para o parlamento para ser analisado de novo, e se rejeitado o projeto será arquivado. E por fim, a última decisão é do presidente da república, se aprovado o projeto, o mesmo é sancionado (confirmado) e promulgado (oficialmente aceito) pelo poder executivo para ser publicado no Diário Oficial da União (veículo de comunicação que a imprensa nacional usa para divulgar qualquer mudança de nível federal) para a população saber e seguir a nova lei, mas se o presidente discordar do projeto, o mesmo volta pra casa de origem, e lá é votado de novo, e se a maioria absoluta discordar do presidente, o poder executivo descarta a opinião do presidente, e o mesmo tem que aprovar querendo ou não, após isso, o projeto é divulgado normalmente.



                                                                                                                                            ~Wesley L.